FAQ - Perguntas e Respostas

QUAL HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO DA LOJA?

Os dias e horários de atendimento de nossas lojas podem ser verificados através do link:

https://www.brewhouseinsumos.com.br/pagina/nossas-lojas.html

 

COMO É FEITO O ENVIO DE INSUMOS?

O envio dos pedidos é feito de segunda à sexta-feira, em horário comercial. Procuramos acondicionar da melhor forma possível os insumos e equipamentos dentro das embalagens de envio buscando garantir a qualidade e integridade dos produtos. Enviamos para todo o brasil, através dos serviços do Correios (PAC e Sedex), e de transportadoras parceiras (Expresso São Miguel, JAMEF e Braspress). Os valores de frete podem ser consultados no momento da compra, apenas informando o CEP destino.

 

O TEMPO EM TRANSPORTE FORA DA GELADEIRA AFETA/PREJUDICA LÚPULOS E FERMENTOS?

Hoje recebemos lúpulos e fermentos de nossos fornecedores em embalagens com atmosfera inerte (com nitrogênio) ou embalados à vácuo, o que garante a integridade e qualidade do produto mesmo quando não acondicionado na temperatura ideal de armazenagem, o que é o caso dos transportes via Correios ou transportadoras. Indicamos que, assim que receber os produtos, acondicione os mesmos de maneira adequada, respeitando o indicativo na embalagem.

 

POSSO ARMAZENAR LÚPULOS E FERMENTOS APÓS A EMBALAGEM TER SIDO ABERTA?

No caso dos fermentos, não. A quantidade adquirida é a total necessária para a produção, não sendo necessário o armazenamento posterior. Após a embalagem ser aberta, as células iniciam um processo de oxidação e consequentemente prejudica a viabilidade do fermento. Além disso, quando aberto há o risco de contaminação proveniente de células e bactérias do ambiente externo.

Quanto aos lúpulos, é frequente a necessidade de armazenamento após aberto, visto que as receitas costumam ter quantidades fracionadas e a menor embalagem que disponibilizamos é de 50g. Mas é necessário tomar alguns cuidados com a forma que são armazenados. Assim que a embalagem é aberta o contato do lúpulo com o oxigênio inicia um processo de oxidação, isso afeta diretamente as propriedades dos lúpulos acelerando o processo de envelhecimento. A alta temperatura também pode prejudicar os lúpulos após aberto pois causa a volatilização dos óleos essenciais, resultando na perda de aroma. Sendo assim, o indicado é que os mantenha sempre congelados, ao fechar a embalagem tire o máximo possível do ar de dentro e isole bem a parte aberta.

 

COMO SABER SE MINHA CERVEJA ESTÁ FERMENTANDO?

A forma mais simples de se observar a fermentação é através da atividade do airlock, mas o mais indicado para acompanhar a fermentação é pela atenuação do mosto. Ou seja, pela diminuição da densidade. Para fazer este acompanhamento, devemos ter um densímetro de massa específica ou um refratômetro à disposição, assim é possível acompanhar a qualidade da atenuação do mosto e confirmar comparando com a OG, se a fermentação está ocorrendo de forma adequada.

Densímetro: Existem hoje dois tamanhos de densímetros disponíveis, eles se diferenciam basicamente pela quantidade de amostra que coletamos para conseguirmos realizar as leituras. Existe o densímetro mini, que necessita de uma proveta de 100ml para coletar amostra, e o densímetro de tamanho convencional, que necessita de uma proveta de 250ml para coletar amostras. Ambos têm a mesma faixa de leitura (1.000 à 1.100) e tem a faixa de temperatura de leitura ideal fixada em 20°c. Enquanto a opção mini diminui a perda do processo pelas amostras de apenas 100ml, a opção de tamanho convencional possui uma medição mais precisa, visto que o espaço entre as marcações é maior e consequentemente de melhor visualização do resultado.

Refratômetro: Equipamento de refração à luz, necessita de apenas algumas gotas de mosto para realizar a leitura. Esta opção torna-se viável a longo prazo pela economia e praticidade em leitura. Porém, devemos ter atenção ao medir a densidade com ele nas últimas etapas de fermentação. O álcool distorce a refração e altera a leitura do aparelho, necessitando de um cálculo para reajustar a densidade real. Este cálculo pode ser feito aqui.

Para obtermos uma fermentação saudável é de suma importância termos uma taxa correta de inoculação da levedura de acordo com a quantidade de litros de mosto e com a OG obtida. Em geral os fabricantes de fermento informam que 1 sachê de levedura ale fermenta entre 20 e 30 litros de mosto, enquanto um sachê de levedura lager fermenta entre 10 e 15 litros, ambos quando à OG média de 1.050.

 

AIRLOCK NÃO ESTÁ BORBULHANDO, O QUE PODE SER?

O airlock não apresentar borbulhas não significa que o fermento não está trabalhando sobre o mosto. Pode estar relacionado à algum vazamento de ar do fermentador ou também à temperatura em que o fermento está submetido. Estando em uma temperatura mais baixa que a recomendada pelo fabricante, pode adormecer as células e acabar por não ocorrer fermentação na eficiência esperada enquanto não for corrigida a temperatura. Por isso, o melhor jeito de ter certeza se a fermentação está ocorrendo é acompanhando a alteração da densidade do mosto.

 

POR QUANTO TEMPO DEVO FERMENTAR/MATURAR A CERVEJA?

Em nossas receitas padrões definimos as etapas de fermentação primária e secundária, sendo a primária até atingir 2/3 da FG. E a partir daí iniciar o aumento gradativo de temperatura e manter até que a densidade pare de diminuir, sendo este o fim da atenuação. A partir deste momento pode-se iniciar a maturação à 0°, e neste caso pode sim ser considerado o tempo de maturação, sendo 7 dias para as ales e 14 dias para as lagers. Não indicamos que a fermentação seja acompanhada por tempo, devido aos diversos fatores que influenciam no tempo de fermentação, tais como: estilo de cerveja brassado, efetividade do controle de temperatura, condições e oxigenação do mosto, entre muitos outros.

 

QUAL A IMPORTÂNCIA DE CONTROLAR A TEMPARTURA DA FERMENTAÇÃO?

A temperatura influencia diretamente na atividade do fermento, e caso não seja controlada pode produzir “off-flavors” indesejados, principalmente nas cervejas de estilo lager, por serem mais leves e neutras. Uma esterificação indesejada nesses estilos deixará o off-flavor produzido muito mais destacado (alguns exemplos de off-flavors são sabores e aromas de vegetais/legumes cozidos, sabor azedo, sabor de manteiga, entre vários outros). O ideal neste caso é que se tenha uma geladeira com um controlador de temperatura (termostato) instalado para controlar a temperatura em que estamos colocando nosso mosto para fermentar, sempre, claro, respeitando os parâmetros de temperatura de fermentação de cada estilo (17° à 23°c para ales e 9° à 15°c para lagers). Cada controlador de temperatur vem com um sensor de temperatura. Este sensor deve ser colocado dentro de um poço termométrico instalado no balde fermentador, ou fixado na parede do balde protegido por uma camada de manta térmica ou isopor, assim conseguimos obter com maior precisão a temperatura do mosto e controlá-la com maior eficiência.

 

QUAL O ESTILO MAIS INDICADO PARA PRIMEIRA BRASSAGEM?

Com relação à escolha do primeiro estilo a ser brassado, o ideal é um estilo que goste de tomar!! Mas sugerimos que opte por um estilo leve, de fermentação ale, com um processo simples de mostura e de fermentação. Dentro desse perfil os melhores estilos são a Cream Ale e Blonde Ale. Além disso, por serem de fermentação alta (ale), possibilitam a fermentação em temperatura ambiente sem que haja alterações agressivas no sensorial e no resultado final, considerando que no início nem sempre temos a opção de controlar a temperatura para nossas queridas leveduras trabalharem.

 

O QUE SIGNIFICA LAGER E ALE?

São os dois tipos principais de classificação das cervejas. A principal diferença entre elas está no tipo de fermentação e cepa da levedura. Nas cervejas lagers, fermenta-se em baixas temperaturas (10° à 15°c), onde a levedura (Saccharomyces Pastorianus) atua na parte inferior do fermentador, mais próximo ao fundo. Já em cervejas do tipo ale, temos uma fermentação em temperatura mais elevadas (18° à 23°c), onde a levedura (Saccharomyces Cerevisiae) trabalha do centro ao topo do fermentador. Em geral cervejas lagers são cervejas de corpo leve, refrescantes e amargor moderado. Nas ales temos cervejas mais frutadas e lupuladas, com mais corpo e sabor. A coloração pode variar para cada estilo.

 

O QUE É LUPULO DE AMARGOR E AROMA?

Cada variedade de lúpulo possui um percentual diferente de alfa ácido (responsável pelo amargor) e diversos outros óleos essenciais responsáveis pelos sabores e aromas. Para determinarmos se um lúpulo será de aroma ou amargor em nosso processo, é necessário primeiro definir o momento em que será adicionado na fervura. Tendo em vista uma fervura padrão de 60 minutos, lúpulos que são adicionados no início da fervura acabam por ter o seu potencial de amargor exposto de forma mais evidente, já que a alta temperatura da fervura é responsável pelo que é chamado de isomerização do alfa ácido, convertendo-o em iso-alfa-ácido e diluindo-o na cerveja. Se a intenção é adicionar o sabor do lúpulo à cerveja, em geral adiciona-se a partir dos 30-10 minutos de fervura para que os óleos responsáveis pelo sabor sejam extraídos. Quando a intenção é extrair o aroma do lúpulo, adiciona-se ao final da fervura, nos 10-5 minutos finais ou até mesmo ao encerrar a fervura, antes de fazer o whirlpool, visto que os óleos responsáveis pelo aroma são extremamente voláteis e abandonam a cerveja com grande facilidade. Para adições extras de aroma, existe também o que é chamado de Dry hopping, que consiste em uma adição de lúpulos durante a fermentação, justamente para diminuir a perda destes óleos, uma vez que os lúpulos são adicionados na etapa final de produção da cerveja.

De uma forma geral, porém não padrão, utiliza-se lúpulos com maior teor de alfa ácido para buscar mais amargor na sua cerveja e lúpulos com uma quantidade maior de óleos essenciais para adicionar sabor e aroma.

Pague com
  • Pix
  • proxy-pagarme-v4
Selos

BW DISTRIBUIDORA DE INSUMOS LTDA - CNPJ: 48.105.401/0002-13 © Todos os direitos reservados. 2024